A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

24 maio, 2011

Cidade dos anjos (Elaynne)


Vamos agora a análise de nosso segundo filme.
Cidade dos anjos foi um dos primeiros romances que vi que não apresentam um final feliz.
Mas espera aí. Dá mesmo para dizer que o filme não tem final feliz? A expressão de felicidade de Meg indo ao mercado e voltando de bicicleta para casa, a felicidade de Seth ao tomar banho, perfumar-se, esperar sua amada à mesa, e ainda após sua morte, a declaração a seu amigo Cassiel de que faria tudo de novo, pois tudo o que lhe aconteceu, mesmo que por apenas uma noite, valeu para ele mais que uma eternidade inteira da vida interessante de anjo que ele vivia. O filme tem ou não um final feliz? Acredito que sim.
A questão é que não é igual ao final feliz que fomos acostumados a realizar em nossas mentes. Mas o final feliz somos nós quem fazemos. Ao entendermos que sobre certas circunstâncias da vida nós não temos o menor poder, entendemos que diante destes acontecimentos só nos resta saber lidar com cada um e tirar algum aprendizado possível. A morte é um deles. Não podemos evitá-la. Mas também não precisamos lamentar eternamente a morte do ente querido. Deveríamos aprender a viver com a lembrança de cada momento interessante que vivemos com a pessoa, de toda a felicidade que a pessoa nos proporcionou, e assim o pensamento da morte sempre trará à lembrança bons momentos, boas histórias. Não significa necessariamente tristeza.
E quanto aos anjos? Acredito neles. Acredito até que eles tenham livre arbítrio, visto que o Diabo um dia foi um anjo, mas escolheu se rebelar, e levou com ele em sua queda um bom número de anjos também, que hoje atormentam na pele de demônios.
Mas não são os anjos caídos que nos interessam. Acredito que os anjos possam ter o livre arbítrio, mas não acredito que poderiam se tornar seres humanos. Sinceramente, nem acho que se pudessem, iriam querer. Mas não precisamos que anjos virem humanos. Temos muitos seres humanos ao nosso redor, que valem por todos os anjos que você possa imaginar.
Deus nos promete em sua palavra, o tempo todo, que não nos deixa só. Ele nos promete sempre que teremos alguém ao nosso lado, que pode ser a presença do Espírito Santo, pode ser seu Filho habitando em nosso coração, ou pode ser ainda uma pessoa. Aquela pessoa a quem sempre procuramos em um momento de dificuldade. Naquela hora em que olhamos para todos os lados e não encontramos uma saída. Naquele momento em que pensamos em todas as possibilidades e não encontramos a certa.
Neste momento Deus nos evia alguém, aparentemente um ser humano normal. Mas que nos mostra exatamente aquilo que Deus quer que vejamos, que muitas vezes está diante de nós e não percebemos. Temos nossa família, alguns amigos bem íntimos, maridos e esposas, pais, filhos, namorados. Todos estes são disfarces perfeitos para os anjos que Deus nos envia diariamente.
E a vida é assim. Um dia ela termina, e o que a gente pode deixar de melhor para os outros são os momentos em que de alguma forma pudemos ser anjos. Pudemos fazer alguma coisa de positivo para os outros. Isto jamais será esquecido, mesmo que seja somente para uma pessoa, mas não será esquecido.
"De que adiantam asas, se você não pode sentir o vento?". De que adianta ter bons sentimentos no coração, se você os guardar para si, não usá-los para tentar melhorar a vida de quem está próximo de você? Temos bons sentimentos não só para dar asas aos outros, mas também para fazê-los sentir o vento.
Ah, para terminar. Deus sempre me deu excelentes anjos, desde meu nascimento. E o anjo mais recente que Ele pôs em minha vida está me trazendo uma felicidade única. Você é este anjo, meu amor. Espero estar a altura de sua bondade. Espero poder junto a você, sentir o vento.
Te amo muito.
E obrigado tb por esta idéia (copiada do livro, mas não importa, rsrsrsrs). Estou adorando este tempo que passamos juntos vendo os filmes.
Deus não poderia ter me dado um anjo melhor que você


Carlos Henrique

4 comentários:

  1. sem dúvida uns dos melhores romances que já assisti, um amor tão real e verdadeiro , capaz de mudar completamente a essência do ser e viver, nem que seja por um instante toda a sua plenitude !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,

      Obrigado por comentar no nosso blog, concordo com você quando diz que este é um dos melhores romances ja feitos no cinema, que mostra a força de um amor verdadeiro!!! Continue nos visitando, faça mais comentários, dê sugestões....

      Carlos Henrique

      Excluir
  2. REALMENTE UM DOS MAIS EMOCIONATES FILMES

    QUE JA ASSISTIR.
    PAEABENS PELO O BLOG

    ResponderExcluir
  3. Eu Rita Rodrigues com a benção de Deus encontrei um anjo meu marido Carlos Hoffmann e com certeza afirmo que ele foi enviado de Deus para que houvesse este lindo reencontro. O amor e um dom supremo, tudo sofre tudo cre tudo espera e suporta o amor jamais acaba. Te amo e vou te amar para toda eternidade!

    ResponderExcluir