A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

26 maio, 2011

A outra história americana (Carlos)

Bom não sei se vou ser tao boa quanto vc em relacao a isso... mas vou me esforçar.
Primeiro foi legal saber que tinha que fazer uma critica do filme antes de assistir assim pude assisti-lo e analisa-lo ao mesmo tempo.
Para falar sobre ele queria fazer uma citacao antes... "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito." Corintios 12, 12-13.
Na Biblia ha muito tempo ja falava nisso, diferencas racias, somos todos um so membro, nao deveria existir preconceitos... porem infelizmente muitas pessoas hoje em dia esquecem de Jesus e de seu maior mandamento "amar uns aos outro como eu vos amei"... E esse esquecimento da Palavra gera discriminacoes, que gera mortes nao somente fisicas, mas tambem morais, espirituais...
Esse filme é a outra historia americana, mas poderia ser a outra historia da Terra, por que em cada canto existe algo parecido. 
Falando  um pouco mais do filme, é um roteiro bem simples porem unico, acho que nunca vi um filme falar com tanta realidade de um tema tao polemico... Mostrar as gangues que existem e o que elas geram, mostrar as influencias dos familiares no comportamento humano, a influencia de professores para mudar um ser humano e mostrar principalmente o que provoca as questoes raciais...
A atuacao tambem ajudou muito no roteiro, os dois edwards atuaram muito bem... Falando nisso abro paranteses que nao sei em que filme eu ele atuou olhei todos e nao lembro de ter assistido nenhum, ( to comecando a aceitar a ideia de que foi em exterminador do futuro msm rsrsrsrs)...
Queria comentar duas cena e uma frase....
A cena que me chamou a atencao foi uma em que o Derek esta planejando o saqueamento do mercado, prestei atencao no seu discurso e tive que concordar em parte com ele, claro que a atitude dele nao era boa antes da prisao, ele foi capaz de fazer crueldades em busca de seus ideais, porem a sua inteligencia ao argumentar impressionava, como nessa cena que citei onde ele fala que muitos perderam o seu emprego, por causa de um imigrante  que comprou aquele mercado de forma ilegal, e pude tambem perceber isso na cena da discussao na mesa com a familia dele, tive que dar razao para ele ao falar que os policiais foram condenados por bater num negro que estava bebado e dirigindo em alta velocidade, muitas vezes a gente olha sempre o lado que mais convem, como foi o caso do negro que tava preso com ele.E como o prorpio Derek falou se aquele negro tivesse matado uma pessoa a populacao muito provavelmente é quem iria bater nele.
A frase é do Daniel na qual ele finalizou sua redacao, nao lembro com clareza so sei que o sentido dele era de dizer que o odio e a raiva nao leva a nada porque por mais que voce faca a vinganca nunca passa... Nao tinha como terminar melhor o filme por que tudo que aconteceu no filme so foi gerado pela vontade querer fazer justica, e a frase dele seria o maior argumento contra as cenas que falei, afinal por mais que Derek, nessas cenas estivesse com a razao as acoes dele acabou com elas.
Gostei muito do filme ele gera varios questionamentos e so para terminar tinha que citar a mudanca do Derek, o que mostra que todos podemos mudar basta apenas querer, nao podemos perder nunca a esperanca com as pessoas, ate a pior delas pode mudar realmente.

2 comentários:

  1. Eu assisti este filme a primeira vez no SBT, numa sexta-feira. E fui dormir impressionado. Este filme é incrível, marcante, e principalmente, real.
    Ideologias podem destruir qualquer pessoa, e até mesmo uma comunidade inteira. Ideologias cegam as pessoas, acorrentam, arruinam. E este filme passa como poucos esta mensagem.
    Mas nem tudo está perdido. Há sempre a possibilidade de voltar e recomeçar. Basta querer.

    ResponderExcluir
  2. Só p concluir, esse é um filme que todo mundo deveria assitir. Todo mundo mesmo. Se você tiver a oportunidade, assista também.

    ResponderExcluir