A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

23 julho, 2013

O Som do Coração (Carlos)

O filme tem uma ideia muito legal e a estória é muito interessante. Começando por Evan Taylor, uma criança especial, não digo nem pelo fato dele conseguir ouvir todos os sons, mas sim por ele ter um sonho e ir atrás deste sonho, apesar de tudo parecer improvável. Na sua entrevista com o assistente social percebemos isso. Ao ser questionado sobre o que quer ser quando crescer ele disse “encontrado”, e por causa desse sonho ele resolve seguir o som do seu coração e ir atrás dos seus pais, com a certeza que eles sempre o quiseram. Isso numa criança órfã é bem raro.
Ao fugir do orfanato ele se depara com Arthur, um garotinho tirando um som de algo que ele desconhecia, um violão. Com a curiosidade ele segue esse garoto e se depara com Mago, um homem que explora o talento desses meninos para ganhar dinheiro e, ao perceber o grande talento de Evan, vai logo tratando de mudar seu nome para não perde-lo. Agora Evan se chama August Rush e, pelo destino, vai estudar em Juilliard, uma famosa escola de música de Nova Iorque, onde ele faz uma audição brilhantemente, e acaba por escrever uma magnífica peça chamada "August's Rhapsody". Por coincidência, é a mesma escola em que sua mãe estudou musica.
Rush resolve tocar para muitas pessoas, pois sabia que seus pais podiam ouvi-lo.  Lyla, sua mãe, toma a mesma decisão: após anos sem tocar resolve se apresentar em Nova Iorque com a mesma certeza que seu filho poderia escutá-la. Louis, seu pai, resolve voltar a fazer um show com sua banda. E essa musica é que acaba unido os três.
A cena em que pai e filho se encontram na praça, sem saber quem são, é perfeita. O som que eles fazem e a grande mensagem de Louis: “Nunca desista de sua música não importa o que aconteça, pois quando algo de ruir acontecer com você, é o único lugar aonde pode fugir e esquecer!”, essa foi de arrepiar, a musica é uma grande forma de fugir da realidade, quem tem a sensibilidade de perceber isso é muito mais feliz.
Eu particularmente adoro musicas e filmes, então esse casamento foi perfeito.
Musica é um dom de Deus. Pena que hoje em dia isso está sendo muito confundido com barulhos e letras que dizem ser canções. As pessoas estão perdendo a sensibilidade de ouvir uma grande canção e ouvir com o som do coração. Como Rush disse no final  "A música é tudo o que nos rodeia. Tudo que você tem que fazer é ouvir".