A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

03 dezembro, 2013

Conta Comigo (Carlos)

Conta Comigo é estilo "Os Goonies", aquele filme tipico de adolescente e que marcou uma época. Sorte a nossa que vivemos nessa fase, hoje em dia faltam filmes assim, feitos para crianças e adolescentes, com essa inocência e mensagem positiva.

Conta Comigo traz a historia de 4 adolescentes e fala de uma amizade como a que Gordie diz no final: "não existe amizade como as dos doze anos". Esse é o grande tema do filme, uma verdadeira aula sobre amizade.
Temos 4 adolescentes com personalidades bem distintas. Primeiro temos Chris, um rebelde, o introspectivo Gordie, o explosivo e porque não dizer meio doido Teddy e o medroso e inseguro Vern.
Esses quatro decidem seguir numa aventura achar o corpo de um rapaz, para isso eles tem horas de caminhadas numa floresta e é nesse momento que eles, que já eram grandes amigos, começam realmente a se descobrir e precisar mais um do outro, desta forma eles vivem grandes alegrias, tristezas e enfrentam seus medos sempre contando com a ajuda do outro.
Uma cena que me chamou muita atenção foi o dialogo entre Gordie e Chris, onde percebemos como Chris, apesar de ser considerado pela sociedade o pior do grupo, na verdade se torna o lider desse grupo não de uma forma autoritária, de uma forma paternal, e dessa forma ele diz ao Gordie “ Crianças desperdiçam tudo, se ninguém cuida delas, por isso tô aqui para cuidar de você”. Ele age como se fosse o pai de Gordie, pois percebemos durante o filme que os pais dele “não existiam”, viviam na sombra do seu irmão que morreu e esqueceram seu filho que estava vivo. E Chris foi muito feliz ao falar isso, as crianças precisam de alguém que tomem de conta delas, acho que todo pai ou mãe deveria ouvir isso e ficar se repetindo sempre.
O que achei interessante foi que, lendo sobre o filme, descobri que Stephen King fez o conto “The Body” no qual o filme foi adaptado, baseado numa experiencia que teve aos 12 anos quando voltava para casa com um amigo. Durante a caminhada pelas áreas florestais de Maine, encontrou um cadáver de um rapaz da região, além disso Gordie, assim como ele, se tornaram escritor e desde criança tinham a fama de escrever estórias surreais como aquela clássica do menino gordo. Seu irmão morreu de acidente de carro e ele ainda assume o banho dos sanguessugas, rsrsrsrs. Podemos ate considerar que é uma especie de autobiografia da sua infância.
Por fim, Stephen King consegue mostrar para gente que o olhar dos outros pode influenciar e muito nossas escolhas, mas que o nosso destino só depende da gente. Percebemos isso vendo o fim de Gordie, um grande escritor, e Chris que, mesmo desacreditado por todos, vira um grande advogado. E claro ele também nos leva a rever os nossos amigos de infância e ficar se perguntando onde estão aqueles amigos de tantas travessuras e aventuras, afinal “ não existe amizade como as dos 12 anos”, e muitas vezes com o corre corre da vida moderna acabamos esquecendo desses grandes momentos da nossa vidas.
E para ilustrar isso tem a cena que Teddy começa a brincar de afogar seus colegas e Chris fala para ele agir de acordo com sua idade e ele sem pensar fala “ Estou agindo de acordo com minha idade. Sou jovem, e a juventude só vem uma vez em nossas vidas. Temos de aproveitá-las”. Então para que essa pressa de que as crianças cresçam antes da hora? Elas tem mais é que viver esse momento lindo e raro. E nós como adultos temos que deixar que isso aconteça, só assim elas vão crescer e ter historias para contar de sua infância.
“Nunca tive amigos como aqueles que tive aos 12 anos. Jesus, mas quem tivera?!”