Ao fugir do orfanato ele se depara com Arthur, um garotinho tirando um som de algo que ele desconhecia, um violão. Com a curiosidade ele segue esse garoto e se depara com Mago, um homem que explora o talento desses meninos para ganhar dinheiro e, ao perceber o grande talento de Evan, vai logo tratando de mudar seu nome para não perde-lo. Agora Evan se chama August Rush e, pelo destino, vai estudar em Juilliard, uma famosa escola de música de Nova Iorque, onde ele faz uma audição brilhantemente, e acaba por escrever uma magnífica peça chamada "August's Rhapsody". Por coincidência, é a mesma escola em que sua mãe estudou musica.
Rush resolve tocar para muitas pessoas, pois sabia que seus pais podiam ouvi-lo. Lyla, sua mãe, toma a mesma decisão: após anos sem tocar resolve se apresentar em Nova Iorque com a mesma certeza que seu filho poderia escutá-la. Louis, seu pai, resolve voltar a fazer um show com sua banda. E essa musica é que acaba unido os três.
A cena em que pai e filho se encontram na praça, sem saber quem são, é perfeita. O som que eles fazem e a grande mensagem de Louis: “Nunca desista de sua música não importa o que aconteça, pois quando algo de ruir acontecer com você, é o único lugar aonde pode fugir e esquecer!”, essa foi de arrepiar, a musica é uma grande forma de fugir da realidade, quem tem a sensibilidade de perceber isso é muito mais feliz.
Eu particularmente adoro musicas e filmes, então esse casamento foi perfeito.
Musica é um dom de Deus. Pena que hoje em dia isso está sendo muito confundido com barulhos e letras que dizem ser canções. As pessoas estão perdendo a sensibilidade de ouvir uma grande canção e ouvir com o som do coração. Como Rush disse no final "A música é tudo o que nos rodeia. Tudo que você tem que fazer é ouvir".