A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

02 maio, 2012

Vanilla Sky (Carlos)


Vanilla Sky é um filme bom, porém passa longe de ser um grande filme. É uma refilmagem do "Abre los ojos", que não assisti, por isso não posso fazer uma comparação. Mas pelo que li o original é bem melhor, mas claro que nao faria tanto sucesso pois não tem toda a grande produção do filme americano e nem todos grandes atores, principalmente Tom Cruiz. E o titulo do filme não tem nada a ver com a historia. Vanilla sky é um quadro que aparece no começo do filme que nao tem nada a ver com a historia, na minha opinião poderia procurar algo melhor também. 
Então, falando do filme em si. David é um cara que todo homem sonharia ser. Rico, bonito, bem-sucedido, tem uma amante linda e um trabalho que não tem nada de estressante. Num certo momento da sua vida ele conhece Sofia, pela qual se apaixona e acredita ser a mulher da sua vida. O interessante dessa relação é que eles decidem viver uma grande amizade e acabam não vivendo seu amor, vivem apenas o momento da conquista e esse, diga-se de passagem, é o melhor momento. 
Eles resolveram adiar o prazer, tudo daria bem certo entre eles se nao fosse o ciume doentio de sua amiga Julie, que decide atirar o carro de uma ponte em alta velocidade com David. Ela morre e ele fica totalmente desconfigurado. Exatamente o que ele tinha tanto orgulho que era sua beleza e seu poder de sedução ficaram destruidos e ele se entrega a uma vida solitaria, com vergonha da sua nova figura, até que decide recontruir sua vida e procura de novo, o seu grande amor.
Porém a sua insegurança e seu medo destruiram o sentimento de Sofia. Ela talvez nao ligasse para o seu rosto, porém o seu comportamento foi que afastou eles. E de repente ele acorda e sua vida muda completamente. Ele passa a viver um grande amor, o médico consegue curar seu rosto e sua vida volta ao normal. Seria um sonho... "Abra os olhos"... Só que esse sonho começa a se transformar em pesadelo e ele começa a se ver condenado a um crime que nem sabe se cometeu.
E é assim com nossas vidas também, muitas vezes tentamos viver num mundo de sonhos onde buscamos que nossas vidas sejam do jeito que a gente quer, e esquecemos de olhar para os outros. O problema é que a vida não pode ser um sonho eternamente e, se pensarmos dessa forma, ela pode virar um pesadelo, pois sempre vai acontecer algo que não está nos nossos planos. David era assim, não podia aceitar que sua vida fosse diferente daquela perfeição e por não aceitar isso acabou se submetendo a uma experiencia que ele considerava a melhor, ele resolveu fugir da realidade.
Claro que hoje não existe esse sistema, porém existem muitos outros recursos que as pessoas usam para fugir da realidade, e assim com David no começo pode ser uma maravilha, mas no fim se tornará um pesadelo, porém o melhor a fazer é nos preparar sempre para a vida e viver o que nos é possivel viver. Devemos sim correr atrás dos nossos sonhos, porém dentro daquilo que nos é possível.
O fim do filme nos esclarece tudo, esse talvez tenha sido o pior erro, pois ele esclarece tanto que não nos deixa com o suspense e a dúvida. Não tem o que entender pois ele explica tudo. Pelo que li, "Abre los ojos", não deixa isso tanto a vista e se for assim mesmo ele é melhor.
Enfim, é um filme que teve muita produção, porém pecou muito em alguns fatos. Talvez o diretor tenha sonhado muito alto. 
E no fim o que fica do filme é a mensagem que o amigo de David disse para ele quando conheceu Sofia: "O doce não é tão doce, quando se prova o amargo." 



5 comentários:

  1. Esse Filme é espetácular!! ótimo blog abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por aparecer aqui em nosso blog e comentar. Também adoro este filme. Abração!!!

      Excluir
  2. VOCE ESCREVE MAU. SEU BLOG É RUIM. SUA INTERPRETAÇÃO DO FILME É TOTALMENTE PESSOAL E EM ALGUNS MOMENTOS BASTANTE EQUIVOCADA. NÃO SEI DA ONDE VC TIROU A IDÉIA DE ESCREVER O NOME DO ATOR DE FORMA PROPOSILTAMENTE ERRÔNEA. TOM CRUZ???
    MEU DEUS POR FAVOR NOS POUPE DE SUAS BOBAGENS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORRIGINDO: VOCE ESCREVE MAL. SEU BLOG É RUIM. SUA INTERPRETAÇÃO DO FILME É TOTALMENTE PESSOAL E EM ALGUNS MOMENTOS BASTANTE EQUIVOCADA. NÃO SEI DA ONDE VC TIROU A IDÉIA DE ESCREVER O NOME DO ATOR DE FORMA PROPOSILTAMENTE ERRÔNEA. TOM CRUZ???
      MEU DEUS POR FAVOR NOS POUPE DE SUAS BOBAGENS.

      Excluir
  3. Meu amigo anônimo aí acima, comentário quente o seu, parece que você não gostou muito do blog, hehehe...
    Em primeiro lugar, obrigado por nos alertar que o nome do ator está errado. Isto se chama erro de digitação, e aconteceu até mesmo com você (ironicamente). Vamos corrigir.
    Bem, a nossa intenção no blog é exatamente passar a nossa impressão pessoal dos filmes. Nunca afirmamos o contrário. Deixamos aqui nossa opinião, sem a pretensão de sermos melhores que ninguém. Então, quando você diz que a interpretação é totalmente pessoal, você está totalmente certo. Parabéns.
    Eu particularmente não gostei desta crítica, feita pela minha esposa, já que fui eu quem escolhi o filme, e ela detonou, mas é a opinião dela, e tá valendo. Se você não gostou, tem todo o direito de dizer que não, e porque não.
    Quanto a lhe poupar de nossas bobagens, bem, o navegador e o computador são seus, então você acessa os locais que achar interessante. Dê uma olhada nas outras críticas, e veja se você não aprova nenhuma delas, ou se tem pelo menos uma que você concorda, afinal cada filme é um filme.
    Ah, e antes de criticar o estilo de escrever dos outros, melhore o seu. Tem erros horríveis no seu comentário. Melhore-os, pois bons comentários são sempre bem-vindos.
    Abraços,
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir