A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

26 fevereiro, 2012

Gênio indomável (Carlos)

Dessa vez não vou falar de Robin Williams apesar de mais uma vez ele ter feito um papel brilhante. Porém Matt Damon merece todas as considerações: um ator jovem pegando um papel tão complexo e conseguir dar uma vida a ele de uma forma tão real, além disso tendo que contracenar com grandes estrelas, uma missão difícil, mas que ele tirou de letra.
Will Hunting nasceu com um dom, resolvia problemas que grandes matemáticos demorariam anos, porém era um rebelde, vivia preso, tinha problemas... até ser descoberto pelo professor que tentou ajudá-lo, porém com interesses e também por inveja .eEe vivia dizendo que Sean McGuire era um fracassado por não ter um grande prêmio, porém ele era o grande fracassado, não conseguia viver quando descobriu Will, um rapaz sem estudos que conseguia ser mais inteligente que ele. Ou seja, ele sabia ser o grande poderoso na sala, mostrar para seus alunos que ninguém era capaz de ser tão inteligente que ele, até descobrir esse gênio, e no fim esse menino indomável consegue mostrar isso para ele. Nunca devemos nos achar melhor do que ninguém.
Will,depois de descoberto, recebeu várias propostas de trabalho de grandes empresas, com grandes salários, ou seja,  tudo que um pedreiro sempre sonhou. Porém para Will não. Ele ia dispensando um por um, e em um de seus dias de consulta McGuire pergunta o que ele quer fazer. Pergunta difícil essa né... muitos de nós não sabe responder, ficamos perdido entre varias profissões sem se satisfazer.
Chuckie fala com Will que qualquer um daqueles pedreiros dariam tudo para ficar no lugar dele, e ainda diz que a sua maior alegria seria o dia em que ele batesse em sua porta e ele não estaria mais em casa. Uma grande prova de amizade, pois ele sabia que seu amigo tinha uma grande oportunidade pela frente e talvez uma dessas oportunidades lhe daria a felicidade que todos queremos. Outra prova de amizade, é o presente que ele e mais dois amigos dão para Will, um carro montado por eles mesmos, afinal eles não tinham condição de comprar um carro novo, mas são nos pequenos gestos que estão as maiores provas de amizade.
Porém o que mais me chamou  a atenção nesse filme não foi a bela atuação, nem o belo roteiro, nem o fato de um jovem pobre sem estudos ter uma inteligência acima da média. O que mais chama a atenção são os diálogos entre Will e  McGuire, é uma verdadeira lição de amor. O jeito que McGuire fala de sua esposa  e do amor é de contagiar. Uma parte que guardei bem foi quando ele diz que os pequenos defeitos se tornam as maiores qualidades, para mim esse é o grande segredo de uma relação feliz, saber conviver e até rir com os defeitos do seu parceiro, ninguém é perfeito porém não é por isso que precisamos fazer dos defeitos um motivo para brigar.
Outra lição que ele deixa é quando ele conta do seu primeiro encontro com sua esposa e fala que perdeu um grande jogo para poder conhecer a mulher de sua vida e que não se arrependeu, lição essa que seu aluno aprendeu muito e foi capaz de largar um emprego milionário para correr atrás de seu amor. Afinal não podemos nos arrepender de coisas que nos deixam feliz, e para isso basta uma decisão e que um dia todos temos que tomar, é um momento difícil, porém se a decisão for a certa vamos colher frutos durante o resto da vida, por esse momento eu tive que passar e se um dia alguém me perguntar se me arrependo de alguma coisa posso dizer como McGuire... eu me arrependeria se não pudesse ter tido a chance de te conhecer, enfim se hoje sou feliz é em grande parte por sua causa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário