A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

29 maio, 2011

Forrest Gump (Carlos)




Falar desse filme é muito complicado, mas vou tentar. Da primeira vez que assisti eu só conseguia pensar como um filme desse poderia ser bom, um homem contando sua historia e correndo boa parte do filme... Realmente pensando por esse lado um filme desses não teria como ganhar 6 de 13 indicações ao oscar...PoremForrest vai alem de um simples cara correndo e contando sua historia, esse simples cara é simplesmente Tom Hanks, que com sua atuacao brilhante (para mim se nao for a melhor é uma das melhores) ganha merecidamente o oscar de melhor ator. E esse simples cara acaba também contando a historia de uma nação, ele passa por boa parte da historia americana... alem do mais esse simples cara tem um QI abaixo da media, ironia ou não esse simples cara que no inicio do filme era tido como idiota, se torna um milionário, um herói e um ídolo dessa mesma nação... o que será que o diretor quis mostrar com isso? É uma questão a se pensar, numa sociedade tão preconceituosa como uma pessoa com QI abaixo da media pode ate mudar a historia?... Realmente um roteiro assim tão brilhante não tinha como não ganhar o Oscar de melhor roteiro adaptado, e sem contar é claro que com essa direção o diretor merecia o seu Oscar de melhor diretor...
Como disse, Tom hanks tinha que participar da historia americana e por muitas vezes no filme vimos ele dentro dela, graças aos efeitos especiais que para hoje já foram perfeitos imagine para a época do filme... então melhor efeitos especiais também não tem discussão e acho que também o Oscar de melhor edição (montagem) não preciso comentar....
Bom, o interessante desse filme é que você consegue ver que não pode desistir de seus ideais mesmo que pareçam impossíveis, que amizade e a fidelidade valem muito, que promessa é divida, que a “vida é como uma caixinha de bombom, você nunca sabe o que vai encontrar”, que a beleza é contemplar uma simples paisagem, que um amor verdadeiro existe e que nada pode acabar com ele  e que nunca podemos se deixar levar pelo que os outros falam e pensam da gente, o importante é você confiar em si mesmo e quando não souber o que fazer simplesmente corra...
Uma cena que me marcou bastante nesse filme foi quando ele decide parar de correr e simplesmente volta... um de seus seguidores pergunta o que eles farão agora, e daí tiro uma lição também... aqueles seguidores tinham vontade de correr e tiveram medo, quando alguém apareceu com essas idéias eles simplesmente os seguiram, porem não tinham a sua vontade própria e quando o seu exemplo desistiu ficaram perdidos sem saber o que fazer... muitas vezes na nossa vida acabamos sendo apenas seguidores e não conseguimos ir em frente e o perigo disso é ficar parado no meio do caminho.
E sem mais comentários este foi o melhor filme de 1995

Um comentário:

  1. "A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai encontrar"
    Esse filme é muito bom. Tive que assisti-lo duas vezes para perceber isso. E a segunda vez que o assisti, me emocionei, cheguei a encher os olhos de lágrimas. Sério.
    Essa critica feita por minha esposa querida explorou muito o lado técnico do filme, e não foi o que eu esperava. Eu queria ver você falando sore Forrest, só.
    Forrest Gump é um cara bom. Uma pessoa sem maldades, sem interesses próprios. Fácil de ser enganada. Certamente em um mundo real todos passariam a perna em Forrest. Não é a toa que ele é chamado repetidamente de "idiota".
    É uma pena que haja no mundo tão poucos "idiotas", como Forrest Gump. Se no mundo as pessoas fossem todas iguais a ele, o mundo seria melhor. Haveria menos confusão, menos brigas, menos disputa de poder. Haveria mais simplicidade, amizade, e amor. Afinal, Forrest amou e foi fiel ao seu amor por toda a vida. E apesar de ter desfrutado desse amor por pouco tempo, foi feliz.
    Forrest Gump é um filme único, que ficou na história do cinema, e na minha história também.

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir