A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

07 junho, 2011

O mistério da libélula (Elaynne)

Suspense? Drama? Seria possível classificar O mistério da libélula em qualquer destes gêneros. Só que o mais interessante seria classificá-lo numa categoria que ainda não pensaram em criar, mas onde muitos filmes poderiam ser enquadrados: filmes para refletir. Seria mais ou menos como os livros de auto-ajuda, só que os filmes tem o recurso da imagem, que pode ficar gravada na nossa mente, algo que o livro não proporciona. E não seriam simplesmente para auto-ajuda, seria mais para auto-avaliação, mudança de pensamentos, de comportamentos. Quem sabe alguém crie esta categoria de filmes? rsrsrsrsrs
Caso isso aconteça, acredito que O mistério da libélula encabeçaria bem esta lista. Um filme que trata de um assunto polêmico e controverso, tanto entre os religiosos como entre os agnósticos, ateus, intelectuais. A maioria das pessoas não está pronta para lidar com a morte, e muito menos ainda para falar sobre ela. Imagina só para falar sobre o que vem depois da morte. Quase ninguém ousa tocar no assunto.
Mas O mistério da libélula consegue a proeza de falar sobre este assunto tão polêmico sem polemizar. Em algumas cenas, há explicações científicas para as coisas que acontecem com os pacientes que passaram pelo quase-morte. E explicações até certo ponto convincentes. Em outros momentos, há explicações espirituais, coisas sem comprovações materiais, mas que fazem parte da experiência de vida de muita gente. Talvez aí esteja o problema. Sendo uma experiência de vida, é uma experiência individual. Não há como ninguém compartilhar com outro uma experiência desse tipo, de quase-morte.
Talvez os médicos, cientistas, intelectuais, e todo esse povo que tenta levar as coisas para o lado racional devessem ouvir com mais atenção quem já teve uma experiência com o sobrenatural, o espiritual. Se Joe tivesse sido levado apenas pelas opiniões racionais de seus amigos, jamais teria chegado até onde chegou, e muito provavelmente levaria uma vida de culpa até o fim. Mas a fé, a fé verdadeira, não é para pessoas normais. É para os loucos. Afinal, "Deus usou os loucos para confundir os sábios", e "aprouve Deus confundir os sábios pela loucura da pregação".
Não sei se o roteirista deste filme conhece estas passagens da Bíblia, mas seriam bem aplicadas a seu filme. Ele conseguiu escrever uma história bastante envolvente, onde você chega a pensar em momentos que Joe pode realmente estar ficando louco, e em outros momentos você acredita que tem alguma coisa por trás de todos os acontecimentos. É uma história que consegue prender quem assiste até o final. E quando você assiste a este filme tendo que parar para as compras ou para o almoço, fica sempre no suspense do que é que vai acontecer daqui pra frente, rsrsrsrsrsrs
E a frase que mais chama a atenção no filme. "A fé leva você até lá". Acho que posso dizer que a fé trouxe você até mim, pois eu sempre tive fé que encontraria uma pessoa tão especial quanto você. E eu não estava errado. A fé nos levou um ao outro. Quem é que pode saber o que de sobrenatural foi preciso acontecer para estarmos juntos agora? rsrsrsrsrrsrs
Bjinhos, meu amor....
te amo muito
e até o próximo filme, que vai ser daqueles, rsrsrsrsr
PS: só encontrei o trailer sem legendas, pois vai com ele mesmo:


4 comentários:

  1. Esse é muuito bom!Lembro que fui assistir no cinema quando foi lançado..rsrsr..

    ResponderExcluir
  2. Eita sara, esse filme é antigo... pra tu ter visto no cinema ainda... vou dizer nada não, rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é lindo, emocionante e faz refletir! “Há mais coisas entre o céu e a terra,do que sonha a nossa vã filosofia”.

    ResponderExcluir