A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

23 junho, 2011

O feitiço de Áquila (Carlos)

Típica historia de romance, sobre a qual não tem muito o que se comentar. Afinal ela fala simplesmente sobre uma coisa inexplicável que nao dá para expressar, só para sentir, que é o amor... Assim é o feitiço de Aquila, um filme para se sentir, para assistir não com os olhos, mas sim com o coração.
Sua história, apesar de fictícia, é linda e, como todo romance, não deixa de ser dramática. Afinal não existe drama maior do que duas pessoas que se amam serem condenadas a viver eternamente juntas, porém separadas, dois casais separados pela luz do sol, um homem e uma mulher, uma águia e um lobo (pois como disse Navarre, lobo e aguia formam casal para a vida toda). Mesmo o filme sendo antigo seus efeitos e fotografia nao sejam lá essas coisas, isso nao tira o fato do brilhantismo da história e nem do seu encanto.
A cena que mais marca no filme com certeza, é o instante em que seus olhares se cruzam em meio ao crepúsculo, e no exato momento do toque eles se transformam sem poder acontecer o encontro... é o momento exato do amor impossível que nao pode ser concretizado, e aí se repete a frase: duas pessoas que se amam viverem eternamente juntas, porém separadas. Que ironia do destino e que destino cruel....
Porém quis esse mesmo destino colocar no caminho desses jovens um rapaz, e porque não dizer um anjo, enviado pelo Senhor, um menino com varios defeitos, porém do seu jeito e na sua inocência falava com Ele e acabava conseguindo o que pedia. Foi esse anjo que acabou ajudando esses dois corações a viverem juntos e a estar mais perto um do outro mesmo quando ainda estavam sobre o feitiço. Tudo bem que as vezes ele aumentava nas histórias, nas frases, mas isso de uma certa forma ajudava Navarre e Isabeau a terem um pouco um do outro e dessa forma eles se aproximavam e se despertavam nem que fosse por pouco tempo desse pesadelo que para eles não teria fim. Mas graças a persistência desse jovem e no arrependimento do padre que tinha provocado isso o feitiço pôde ser desfeito e os dois puderam viver seu amor sem nenhum impedimento.
No início falei em ficção, porém será que esse filme não tem nada a ver com a realidade mesmo?... Tudo bem que ninguém se transforma em lobo ou em águia, pelo menos fisicamente não... porém o destino muitas vezes coloca duas pessoas que se amam numa situação de viverem juntas e nao poderem estar juntas até que um anjo ou varios dêem uma ajudinha e o dois possam vivenciar esse amor de forma intensa e verdadeira e serem assim muito mais felizes.... Ja viu algo parecido? "qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência"

Um comentário: