A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

20 junho, 2011

Os goonies (Carlos)

Se todo adolescente deve assistir “curtindo a vida adoidado”, toda criança deve assistir “Os Goonies”, afinal é um típico filme que mexe com a imaginação de toda criança... Afinal qual criança nunca teve vontade de sair de casa com amigos a procura de um tesouro? Qual criança nunca brincou de ser pirata? Qual criança nunca teve vontade de pegar sua bicicleta e sair por ai em busca de aventura? “Os goonies” é exatamente o sonho de toda criança colocada num filme, por isso não tem como não se encantar por esse filme. É uma historia que todo mundo queria que fosse realidade e de alguma forma ao assistir esse filme isso acontece. A imaginação floresce com ele e no fundo toda criança é um goonie.
Não podemos esquecer do seu roteiro, feito por ninguém menos que Steven Spielberg, e claro que não podia ser diferente um roteiro perfeito e que como eu falei qualquer criança queria ter escrito, parece que ele entrou na cabeça de varias crianças e fez o filme.
Várias coisas me chamaram a atenção nesse filme, uma é a questão do preconceito, podemos aprender com a inocência das crianças (principalmente do Bolão) que Sloth não era nenhum monstro e sim um ser humano incrível e com sentimentos profundos, coisas que seus próprios familiares não conseguiram enxergar e ainda tinham vergonha; com as crianças podemos aprender que devemos sempre ver alem das aparências. Outra coisa é o fato da esperança das crianças. É impressionante como Mikey não se conforma com o fato de derrubarem sua casa e vai atrás dos seus sonhos para conseguir o que quer, não desiste nenhum minuto, mesmo encontrando vários obstáculos. Já Brand e Andy mostram que todo mundo tem um pouco de criança independente da idade, todos buscam por aventura. E o que falar das invenções de Dado, com elas podemos aprender que tentando  podemos conseguir o objetivo desejado, mesmo que não seja bem do jeito que imaginávamos. Bocão é o brincalhão da equipe e o esperto também, sempre “se achando” mas dele podemos aprender o que significa amizade, afinal mesmo não acreditando muito na historia de tesouro ele segue seus amigos por causa do sonho de Mikey. E Stef que no inicio achava que tudo não passava de besteiras de crianças acaba se entregando a ilusão e se torna uma criança também.
Uma cena que não me esqueço é a do poço de desejos, toda vez que vejo aquela cena imagino como seria o fundo de um poço dos desejos, quantas moedas a gente encontraria, e como diz Andy quantos sonhos. Será que teríamos a sorte de encontrar a nossa moeda ou o nosso sonho como Bocão?
Enfim ser um Goonie é isso, ter sonho, ter ilusão, se divertir, buscar a liberdade, ter perseverança, união, ser solidário, ser amigo... enfim, é saber viver e aproveitar cada momento da melhor forma possível, por que assim no fim tudo dá certo. Ser Goonie é ser Criança



Nenhum comentário:

Postar um comentário