A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

02 junho, 2011

Onze homens e um segredo (Carlos)

Com esse filme não vai dar pra fazer muita pesquisa, afinal meu tempo ta pouco e ja estou atrasada com esse comentário. Esse é um filme surpreendente em todos os sentidos. Primeiro é um filme de roteiro brilhante e inteligente como foi o assalto do filme. Os atores foram escolhidos a dedo, um por um, como foi a escolha da equipe do Danny Ocean, a produção foi milionária assim como o filme é. Isso tudo mostra a grande semelhança que ocorreu entre o real e o fictício. A escolha dos 13 atores é uma coisa que surpreendeu também pela ousadia do diretor, 13 excelentes atores e que juntos não poderia ter um resultado diferente a nao ser uma atuação brilhante. Essa ousadia tem é claro suas consequencias um filme bastante caro. Porém esse caro saiu até barato pela qualidade do filme, do cenário, dos atores e da historia.
Outro fator que torna o filme surpreendente é o fato da gente acabar torcendo para que o assalto dê certo, afinal quem são os vilões e os mocinhos desse filme? Pensando pelo lado "normal" das coisas, quem planeja um assalto, quem sai de uma prisão, quem engana as pessoas para se dar bem, seriam os vilões. e a vitima é claro seria o mocinho. mas será que é bem assim? O que dizer do Danny Ocean e sua turma? Pessoas altamente cativantes, inteligentes, bem-humoradas e com esse jeito conseguem fazer com que torcemos para eles. E quanto ao 'mocinho' Benedict, uma 'vitima' altamente arrogante, que passa por cima de todos, que faz coisas ilegais... pensando por esse lado será que estaríamos tao errados em torcer para os vilões? Ou seja é um filme muito contraditório.
Um filme tão surpreendente não poderia ter outro fim. Um final que consegue ser mais surpreendente do que o filme.. quando você pensa que tá tudo acabado, que nada mais inesperado pode acontecer, eis que ocorre o impossível...
Porém o que o torna mais interessante e surpreendente é que todo o trabalho, todo o perigo e toda a imaginação para se realizar o assalto tem um objetivo principal... e é obvio que é o dinheiro.... Muito claro isso ne? Porém nao é bem assim, nesse caso o que moveu esse assalto é o amor de uma mulher; tudo que Danny Ocean fez foi para reconquistar sua esposa. Isso nos leva a ver que o maior tesouro que nós podemos ganhar é o amor... e ainda bem que nao tive que planejar nenhum assalto ao BB para encontrar e conquistar o meu amor, bastou apenas eu trabalhar lá... (ate por que acho que nao teria essa compentencia rsrsrs)
Por ultimo pode-se tirar desse filme a iéeia de que não podemos dizer que algo é impossível antes de tentar...Com um bom planejamento, força de vontade, organização e persistencia tudo pode se tornar possível, mesmo tudo conspirando contra.

Veja o trailer:

Um comentário:

  1. Porquê eu escolhi este filme?? Porque é um dos melhores filmes que já assisti. Inteligente, diferente, com uma boa dose de humor e um elenco de primeira.
    Muito provavelmente o processo do roubo é só mesmo coisa de filme, bem distante da vida real. Mas isso não tira a graça do filme de jeito nenhum. A forma como o roubo acontece é incrível, demais, e só mesmo uma motivação tão interessante quanto Júlia Roberts pra levar uma pessoa a desafiar um sistema de segurança tão "perfeito" e ainda envolver mais dez pessoas no golpe.
    É um filmaço. Recomendo a todos.

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir