A ideia desse blog começou com 0 livro "O Clube do Filme", de David Gilmour, onde um rapaz desinteressado da escola é convidado pelo pai (crítico de cinema) a abandonar os estudos, desde que os dois assistissem juntos a pelo menos três filmes por semana. Minha esposa (na época namorada) Elaynne me presenteou com este livro, e decidimos fazer algo parecido: assistir a um filme por semana em casa.
Fizemos uma lista inicial de 36 filmes, sendo 18 escolhidos por mim e 18 por ela. Sorteamos um filme para assistir e já indicamos qual será o seu substituto na lista. Ou seja, isso não vai acabar nunca. Eu tomei a iniciativa de comentar os dois primeiros filmes que assistimos, daí criamos o hábito de comentar cada filme que assistimos, sendo que os meus filmes são comentados pela Elaynne e os dela, por mim.
Os comentários apresentam muitos spoillers. Por isso, se você gosta de surpresas, não vai gostar de ler nossos comentários. Se pra você tanto faz, ou se já assistiu aos filmes, aposto que vai se interessar em nossos comentários, mesmo que não concorde com todos.
Espero que curtam nosso interesse por cinema. Se gostou do blog, nos ajude a divulgar.

Carlos Henrique

08 janeiro, 2012

Casablanca (Carlos)


"Um dos melhores filmes de todos os tempo", dizer isso sairia de mim um pouco falso, já vi muitos filmes semelhantes, melhores, piores... mas isso é muito relativo afinal se voce olhar por um lado esse é realmente um grande filme, pois consegue falar de uma parte da historia, onde muitas pessoas queriam fugir da Europa ocupada pelos nazistas e ir para o novo mundo (Estados Unidos), de uma forma inteligentemente metafórica e ainda colocar um conteúdo romântico e dramático.
Ela conta a historia de uma cidadizinha do Marrocos Francesa, chamada Casablanca que vive no conflito da época em relação ao nazistas, e ela acaba funcionando como uma rota de fuga e como um sonho de conseguir o sonhado visto (letter of transit) para Lisboa e de lá conseguir chegar de navio para a America. Porém conseguir esse visto nao é nada facil e na maioria das vezes só atraves do mercado negro.
No meio de toda esa confusão existe o bar do Rick, um lugar altamente neutro, frequentado por todo tipo de pessoas e gerenciado por Rick, um homem totalmente frio, que não queria confusão com a policia, sua vida era aparentemente seu bar, fazia qualquer acordo e não mostrava interesse em ajudar ninguem, porém toda essa sua frieza foi explicada quando ele ouviu Sam cantar "As time goes by" e encontrar Sam na mesa de uma mulher que ele tanto amou e ainda ama.
A partir desse momento consegue-se entender toda a vida dele e foi a partir desse encontro que ele foi capaz de fazer uma boa ação. O amor é assim mesmo, capaz de transformar as pessoas as vezes para melhor, as vezes para pior e isso ficou bem visivel com Rick.
Ilsa foi um amor que ele encontrou em Paris e num certo dia ela aparece com seu marido Lazlo, lider da revolução theca, no bar do Rick, ironia do destino com tantos bares no mundo porque ela teria que ir logo para esse?? Porém o destino ainda estava longe de estar satisfeito. Lazlo queria fugir com sua esposa e claro que nao iria conseguir nada com a policia local, so lhe restava o mercado negro e o unico que poderia lhe vender os vistos tinha sido morto, mas antes de morrer entregou essas cartas exatamente para Rick e que agora teria que viver esse dilema entregar ou nao a liberdade para  a mulher que tanto o maltratou....
O que se pode perceber nesse filme é que é um triangulo amoroso muito complicado afinal Ilsa amava Rick e ele tambem a ela. lazlo amava sua esposa porém quando questionado se a deixaria para fugir ele disse que sim. Ela nunca disse que o amava, porem foi capaz de se oferecer para conseguir a liberdade dele, talvez por estar tao confusa ela deixou essa decisao na mão de Rick, o destino dos três estaria com ele. E ele optou pela liberdade dos dois na America....
Se essa foi a decisao correta nao tem como saber, porem isso so mostrou que Rick ainda era capaz de pensar nos outros e Ilsa que roubou isso dele foi quem trouxe de volta junto com a canção "as time goes by".... "Com o passar do tempo"
O amor é assim capaz de transformar as pessoas....
Com o passar do tempo
Este dia e era em que vivemos 
Dão motivos a apreenções
Com velocidade e novas invenções 
e coisas como quarta dimensão
que já estamos cansados 
com a teoria de Einstein
Assim, decemos por os pé no chão as vezes 
Relaxar da tensão
E sem preocupar-se com o progresso 
Ou o que po já ser provado
Os simples fatos da vida são assim 
Eles não podem ser removidos
 Você deve lembrar disto 
Um beijo é apenas um beijo
Um suspiro é apenas um suspiro 
As coisas fundamentais ocorrem
com o passar do tempo 
E quando dois amantes se desejam
Eles ainda dizem: Eu te amo 
E nisso vecê pode acreditar
Sem se preocupar com o que o futuro trouxer 
Com o passar do tempo
 A Luz da lua e as músicas de amor 
Nunca fora de moda
 Corações cheios de paixão  
Ciúme e ódio
Mulheres precisam de homens 
e homens devem ter seu par
Que ninguém pode negar 
É ainda a velha história
Uma luta por amor e glória
Um caso de fazer ou morrer
O mundo sempre acolherá os amantes 
Com o passar do tempo.
  
A letra da música poderia resumir bem o filme e todos os filmes romanticos afinal é a ainda a velha historia, os anos podem se passar mas o Amor nunca sai de moda e com o passar do tempo é que se descobre tudo. Talvez por isso Rick confiou no amor de Lazlo e Ilsa, afinal o memento deles foi Paris e no fim das contas eles "sempre teriam Paris".
PS: " Eu te amo e nisso voce pode acreditar" "um beijo é apenas um beijo" e "as coisas mais fundamentais da vida ocorrem com o passar do tempo". 







Nenhum comentário:

Postar um comentário