Será se ele é louco? Será que ele estava apenas se divertindo? Ou será que era algum inimigo do David Mann? O fim do filme não responde nenhuma dessas perguntas, o mistério continua e só resta a nós imaginar. E isso torna o filme mais interessante. Para mim a partir desse filme Spielberg mostra pra que veio, exatamente para transformar simples coisas em grandes, fazer um grande filme com coisas que parecem impossíveis... dar vida a coisas, animais, ets, seja lá o que for, de uma forma que você acredita ser possível, ele realmente consegue transformar uma ficção em realidade.
Ë claro por ser o primeiro ainda não seria o melhor e nem perfeito a ponto de se tornar o melhor filme de todos os tempos, mas é um filme pra marcar sim. Suas narrações deram uma ar meio estranho, os comentários não eram muito interessantes e acabava com uma cena aquela vozinha ao fundo, mas pra época talvez fosse um grande marco.
David em certo momento começa a entrar na “brincadeira”, e o final não poderia ter sido melhor, ele ali parado olhando o seu premio, com aquele risinho de vencedor, afinal foi assim que ele se sentiu ao conseguir derrotar o caminhão, nem se preocupou em querer saber quem estava por trás dele, ele já tinha a vitoria nas mãos, só queria saboreá-la.
Não se sabe se a intenção do caminhão era matar David ou simplesmente pertubá-lo, mas se essa e as outras questões não foram respondidas no fim é exatamente porque elas não tem importância, O grande lance do filme é ação, perseguição, a emoção e o suspense. E se essa era realmente a intenção do filme ele conseguiu muito bem.
Se tivesse que escolher uma cena seria a do ônibus naquele momento que o caminhão o ajuda a sair. Porque essa cena? Será para mostrar um pouco de humanidade no homem ao volante do caminhão? Ou seria apenas mais uma forma de provocar David? O interessante é que essa cena foi colocada só depois para tornar o filme mais longo.
E uma lição que tiraria desse filme seria o fato de sermos sempre tão pequenos diante de uma máquina, associaria esse filme a tempos modernos, pelo fato de imaginar como uma máquina é capaz de nos deixar malucos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário